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Perguntas Frequentes

Conta de cliente

Como faço para criar uma conta?

Para criar uma nova conta de cliente, aceda ao Portal do cliente e clique em “Iniciar Sessão / Registar”. Clique em “Criar uma conta” e escolha o campo certo: “Já sou cliente” ou “Ainda não sou cliente”, dependendo da sua situação. Insira os dados necessários e clique em “Criar a minha conta" na Air Liquide Medicinal (ALM) ou “Verificar a minha conta”.

Receberá um email com um link de confirmação para definir a sua palavra-passe. Criar uma conta não tem custos associados. Por favor, tente manter os dados da sua empresa atualizados, pois precisaremos deles para entrar em contacto consigo.

Por favor, esteja ciente de que lidamos com seus dados com responsabilidade e que não os comunicamos a terceiros.

 

Como posso apagar a minha conta?

Para eliminar a sua conta deverá entrar em contacto a Equipa de Cliente Air Liquide (ECAL) através do formulário de contacto.

 

Eu sou um cliente existente e preciso do meu número de cliente para fazer o registo no Portal. Onde posso encontrá-lo?

Pode encontrar o seu número de cliente nas faturas ou guias de remessa da ALM.

Caso não o encontre, pode contactar a ECAL clicando na opção “Contacto” do Portal.

 

Esqueci-me da minha palavra-passe. O que devo fazer?

Pode redefinir a sua palavra-passe clicando no link "Esqueceu-se da sua palavra-passe?" na opção “Iniciar Sessão / Registar” digitando o endereço de e-mail associado à sua conta. Receberá um email com um link para redefinir a palavra-passe.

Caso não receba o email, entre por favor em contacto com a ECAL.

 

Como posso mudar a minha palavra-passe?

Pode redefinir a sua palavra-passe clicando em "O meu perfil" e "Editar" a sua Informação Pessoal. Depois de inserir a nova palavra-passe desejada 2 vezes, receberá a confirmação de que a sua palavra-passe foi alterada com sucesso.

 

Eu não consigo entrar. Como posso aceder à minha conta?

Por motivos de segurança, desativamos a sua conta após repetidas tentativas de login mal sucedidas. Para reativar a sua conta, entre em contacto com a ECAL clicando no menu “Contacto” do Portal.

 

Qual é a diferença entre um administrador e um usuário?

A primeira conta da sua empresa registada no Portal é criada automaticamente com o perfil do administrador, enquanto as seguintes serão criadas como usuário. O administrador pode realizar todas as operações previstas para o usuário, bem como gerir as autorizações de cada usuário, nomeadamente, se tem acesso a ver faturas, fazer encomendas e, ao fazer as encomendas, se necessita de validação final.

 

Como posso adicionar outro usuário ou administrador?

Se quiser adicionar um novo administrador ou usuário, simplesmente registe-se no Portal do cliente. Essa conta ficará por defeito como "não autorizada. O administrador da conta de cliente já existente deverá alterar as configurações da nova conta de usuário (conceder devidas permissões) consoante desejado.

 

Como posso gerir as funcionalidades do administrador?

Clique no canto superior direito, selecione "Meu perfil", na secção "As minhas contas". Poderá consultar todas as contas da empresa e decidir quais as permissões a atribuir a cada uma delas, bem como excluir ou desativar uma conta de usuário.

 

Métodos de pagamento

Entre quais métodos de pagamento posso escolher e onde?

Pode pagar a sua encomenda adicionando à sua conta. Para tal tem que ser cliente registado da ALM. O processo de pagamento seguirá o fluxo habitual.

Se ainda não é um cliente ALM, pode apenas solicitar cotação para os gases ou equipamentos. Irá receber uma proposta ao pedido no seu endereço de e-mail.

 

Como posso entrar em contacto com o Atendimento ao Cliente se tiver dificuldades no pagamento?

Pode entrar em contacto com a ECAL ligando para o número 808 20 20 33 ou enviar uma mensagem clicando na opção “Contactos” no canto superior do Portal ou na pestana lateral no canto inferior direito do seu ecrã.

Atenção: esta, quando é minimizada, assume a forma de um pequeno círculo com o ícone de um telefone. Clique no mesmo para reativar a pestana lateral e aceder ao formulário de contacto ou solicitar uma chamada de retorno. Responderemos ao seu pedido assim que possível.

 

Como posso aceder às minhas faturas?

As suas faturas estão disponíveis no menu "Minhas faturas". Pode aceder ao histórico de um ano de existência de faturação.

 

Produtos e Documentos

Como posso encontrar produtos, equipamentos e serviços?

Pode encontrar essas categorias no topo de todas as páginas do Portal e filtrar de acordo com suas necessidades. Os seus produtos sob contrato estão no menu “O meu espaço”, na opção "Os meus produtos", guia "Os meus contratos". Se precisar de mais informações pode entrar em contacto com a ECAL ligando para o número 808 20 20 33 ou enviar uma mensagem clicando na opção “Contactos” no canto superior do Portal ou na pestana lateral no canto inferior direito do seu ecrã.

 

Posso encomendar gases puros e misturas no portal online?

Pode procurar nas categorias no topo de todas as páginas do Portal ou pesquisar na barra de pesquisa e encomendar. Gases de mistura a pedido do cliente não podem ser encomendados através do portal online. Para tal, deverá contactar a ECAL ligando para o número 808 20 20 33 ou enviar uma mensagem clicando na opção “Contactos” no canto superior do Portal ou na pestana lateral no canto inferior direito do seu ecrã.

 

Como posso encontrar documentos de segurança?

Pode aceder às fichas de segurança aqui.

 

Porque é que o preço dos gases não é exibido?

Se já é cliente da ALM e tiver efetuado o registo no Portal pode ver os preços dos gases que contam no seu contrato com a ALM. Se é um novo cliente e ainda não tem contrato connosco, por favor, solicite uma cotação. Você receberá uma proposta e assim poderá ter acesso ao preço e encomendar gás.

 

Cotação de preços e pedidos

Como posso solicitar cotação para um artigo do catálogo?

Para solicitar uma cotação é necessário estar registado no portal.

Se já tiver conta no Portal pode iniciar sessão na opção “Iniciar Sessão / Registar”. Caso nunca se tenha registado no Portal, poderá “Criar uma conta” também na opção “Iniciar Sessão / Registar” no canto superior direito do ecrã.

A cotação pode ser solicitada para todos os gases ou equipamentos que não constem em contrato (caso tenha contrato com a ALM). No caso de não ser cliente ALM (não ter contrato), para consultar o preço de qualquer gás ou equipamento é necessário solicitar cotação (após registo  ou através da opção “Contactos”).

 

Como posso solicitar cotação para um artigo que não esteja no catálogo?

Pode entrar em contacto com a ECAL enviando uma mensagem na opção “Contactos” no canto superior do Portal ou na pestana lateral no canto inferior direito do seu ecrã.

 

Quão rápida é a resposta a um pedido de cotação?

Procuramos responder até 5 dias úteis após solicitação de cotação. Receberá um e-mail a confirmar a receção do seu pedido. Se necessário, receberá uma chamada da ECAL para esclarecimentos adicionais. Caso contrário, ser-lhe-á enviada a Proposta solicitada.

 

Onde posso ver os preços dos meus produtos?

Se já for cliente da ALM pode iniciar sessão e consultar a opção “Os meus produtos” no menu “O meu espaço”. Os preços serão exibidos no Portal (na referida opção) apenas e exclusivamente para os clientes que têm contrato com a ALM. Todos os outros utilizadores têm que solicitar cotação para obter valorização dos produtos.

 

Como posso fazer uma encomenda?

Pode fazer uma encomenda apenas se o gás constar no seu contrato com a ALM. Deverá:

  1. selecionar na referência as quantidades desejadas,
  2. selecionar a opção “Encomendar”,
  3. o seu pedido é adicionado à opção “Encomendar” no canto superior direito do ecrã*,
  4. ajustar a quantidade do(s) produto(s) encomendado(s) e/ou devolvido(s),
  5. clique na opção “Conferir”,
  6. selecione a Morada de entrega,
  7. insira a referência interna do pedido - se for o caso,
  8. adicione comentários (opcional),
  9. clique na opção “Rever e Validar”,
  10. confira os detalhes da encomenda,
  11. concorde com as "Condições Gerais de Venda"
  12. selecione a opção “Adicionar à minha conta”,
  13. avalie a sua experiência (opcional),
  14. receba um e-mail no seu endereço de correio eletrónico de confirmação da encomenda e data prevista de entrega.

* pode abandonar as páginas de produto sempre que entender. Os produtos adicionados à opção “Encomendar” ficam memorizados (mesmo que abandone o Portal, sem concluir a encomenda, e volte a registar-se mais tarde)

 

Os meus produtos serão armazenados no carrinho?

Sim, desde que as cookies estejam ativas. No canto superior direito da página inicial, encontre o seu carrinho de compras. Aqui pode consultar todos os produtos que colocou para encomendar. Tem a opção de excluir itens do seu carrinho ou adicionar novos.

 

Que encomendas existem?

As encomendas podem ter o seguinte estado:

  • Registadas
  • Entrega em preparação
  • Execução de entrega
  • Entrega parcial
  • Entregue completamente
  • Execução pelo nosso parceiro de vendas
  • Cancelado

Será informado por e-mail acerca do estado das suas encomendas.

 

Como posso ver o estado das minhas encomendas?

O estado das suas encomendas pode ser consultado no menu “O meu espaço” em "As minhas encomendas", na guia "Encomendas".

 

Como posso devolver as minhas garrafas vazias?

A devolução de garrafas é feita de forma semelhante à colocação de encomendas. A devolução de garrafas, mais uma vez, é reservada a clientes ALM. Deverá:

  1. selecionar na referência as quantidades desejadas,
  2. selecionar a opção “Encomendar”,
  3. o seu pedido é adicionado à opção “Encomendar” no canto superior direito do ecrã*,
  4. ajustar a quantidade do(s) produto(s) a devolver,
  5. clique na opção “Conferir”,
  6. selecione a Morada de recolha,
  7. insira a referência interna do pedido - se for o caso,
  8. adicione comentários (opcional),
  9. clique na opção “Rever e Validar”,
  10. confira os detalhes da encomenda,
  11. concorde com as "Condições Gerais de Venda"
  12. selecione a opção “Adicionar à minha conta”,
  13. avalie a sua experiência (opcional),
  14. receba um e-mail no seu endereço de correio eletrónico de confirmação da encomenda e data prevista de recolha.

* pode abandonar as páginas de produto sempre que entender. Os produtos adicionados à opção “Encomendar” ficam memorizados (mesmo que abandone o Portal, sem concluir a encomenda, e volte a registar-se mais tarde)

 

Contratos

Onde posso ver o meu gás sob contrato?

Os seus produtos sob contrato podem ser consultados em "Os meus produtos", na guia "Os meus contratos", menu “O meu espaço”.

 

Envio e Entrega

É possível selecionar dias de entrega adicionais além dos dias de entrega planeados acordados?

Não, os dias previstos para entregas permanecem de acordo com o estipulado em contrato. Se desejar informar acerca de alguma situação excecional deverá incluir uma mensagem no campo “Comentários de entrega”. A mensagem será analisada pela PAC, que estabelecerá contacto com o cliente assim que possível.

 

Onde posso ver o estado da minha entrega?

O estado das suas encomendas pode ser consultado no menu “O meu espaço” em "As minhas entregas", na guia "Entregas em tratamento".

 

Onde posso ver minhas guias de remessa e como posso imprimir?

As suas guias de remessa podem ser consultadas no menu “O meu espaço” em "As minhas entregas", na guia "Entregas em tratamento". Selecione opção “Detalhes” numa entrega específica…

 

Reclamações e Contacto

Onde posso submeter uma reclamação?

Pode submeter uma reclamação através do menu “O meu espaço” em "As minhas entregas", "As minhas encomendas" ou "As minhas faturas". Entra em "Detalhes" num pedido específico e clica na opção “Reclamação”. Seleciona a razão da reclamação, atribui um título à mesma e adiciona uma descrição. Se necessário, a ECAL entrará em contacto consigo.

Também poderá apresentar uma reclamação através do formulário de contacto.

 

Como faço para entrar em contacto com a ECAL?

Pode entrar em contacto com a ECAL no menu principal "Contacto" através de:

(A) formulário de contacto. Preencha os campos solicitados, selecione o assunto e adicione uma breve descrição. 

(B) solicitação de chamada de retorno. Clique na opção “Ser contactado”, preencha os campos solicitados, seleciona o assunto e pode adicionar uma breve descrição (opcional).

Nota: A opção (B) também está disponível através da pestana lateral no canto inferior direito do seu ecrã, ao clicar na opção “Ser contactado”.

A PAC funciona todos os dias úteis das 9h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30 através do número de telefone 808 20 20 33.

Em alternativa, poderá enviar um e-mail para: clientealm.pt@airliquide.com